Yoga Para Controlar a Mente, Não o Mundo

O ponto chave de todo caminho do yoga, tanto do aspecto de auto-aprimoramento como de autorrealização, é mudar a foco de nossa atuação, do externo para o interno. Em outras palavras, yoga é para aprendermos a modificar e controlar nossa mente, e parar de querer controlar o mundo.

Passamos a vida toda querendo mudar o mundo, naquilo que eu chamo de paradigma da fantasia. Achamos que nossa felicidade se dará com a realidade externa sendo desse ou daquele jeito. E, logicamente, ficamos frustrados pelo simples fato que não podemos controlar a realidade externa. Quem somos nós para controlar os eventos do mundo, as doenças e problemas de saúde que nos afligem, a velhice e pior de tudo, o que os outros fazem e como eles se comportam? Analisando friamente, devemos reconhecer que mesmo as pessoas que atingem posições de enorme poder no mundo têm pouco controle sobre sua realidade externa. O que dizer de nós meros mortais em nossas pequenas esferas de influência?

O caminho do yoga nos mostra o caminho alternativo: vamos aprender a controlar a mente, a nossa consciência. Ou seja, vamos desenvolver o poder de controlar como interpretamos a realidade, não a realidade em si. O raciocínio é perfeito: você de fato pode ter controle total de como pensa e assim mudar completamente como vive. Melhor ainda, o caminho do yoga oferece as ferramentas e conhecimento para lhe permitir esta mudança.

No Caminho 3T, eu chamo isso do paradigma da realidade. Aprender a viver a realidade como ela é, mas aperfeiçoando cada vez mais a maneira que reagimos a realidade do a dia a dia. Com isso desenvolvemos crescente paz, felicidade e harmonia.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *